mensagem do comandante

O Homem é fruto de milénios de evolução e a necessidade de viver em comunidade é intrínseca à sua própria existência, porque a entreajuda está, por assim dizer, inscrita no seu código genético.
Ao escolher viver em grupo, o Homem acabou por criar a solidariedade social, partindo do princípio de que aqueles que a praticam são partes integrantes de um mesmo grupo e que, por isso mesmo, acabam por ser interdependentes.
Desde tempos medievais, corporações religiosas, irmandades e confrarias, evidenciavam a solidariedade humana, o que equivale dizer que ela se fazia e faz no seio da comunidade. É por esta comunidade que nos movemos, pois, sendo nós um braço da Proteção Civil, estamos incumbidos de relevar a importância da adoção e promoção de uma cultura de segurança, como passar uma imagem conscienciosa de comportamentos e atitudes que primam pela prevenção, prioridade para todos os cidadãos do século XXI.
Este trabalho implica um processo contínuo e persistente, de aumento de capacidades, de interação e confiança, estabelecendo-se mecanismos e coordenação entre parceiros, sendo consensual no atual contexto político, social e cultural que a proteção e segurança das populações, a defesa do património e a salvaguarda do ambiente são valores que nos guiam e que orientam a nossa Missão.